top of page

SOBRE RESTAURANDO DEPENDNETES

A luz na escuridão

Se você, ou alguém que você conhece, sofre de alguma dependência, é possível que exista um problema muito maior. A Revivendo Dependentes adota uma abordagem holística e trata o todo, não apenas a dependência. Utilizamos nosso próprio programa para ajudar pessoas a superar sua dependência em Goiás desde 2016. Nunca é tarde demais para nos procurar e pedir ajuda.

Support Group

CLÍNICA DE INTERNAÇÃO RECUPERAÇÃO REABILITAÇÃO

PARA DEPENDENTES QUÍMICO(DROGAS) E ALCOOLISMO

UNIDADES MASCULINAS

UNIDADE FEMININA

PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA

O TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA(DROGAS) E ALCOOLISMO(ETILISMO) O MAIS RECOMENDÁVEL E A INTERNAÇÃO

OBJETIVOS DO SERVIÇO
Realizar o Plano de Recuperação Terapêutico (PRT) de acordo com as necessidades de cada dependente compulsivo e a família. Tanto no período de internação, como também na continuação após a alta, para proporcionar apoio familiar de modo facilitar a ressocialização do dependente. (Conter a síndrome, auxiliando o residente desde a desintoxicação para os pacientes com grau de comprometimento leve a moderado; até a reinserção na sociedade). 

Lending a Helping Hand

SERVIÇOS DE TRATAMENTO

Como podemos ajudar

TRATAMENTOS
Há diversos tipos de tratamentos, porém nem todos são eficazes. Por ser uma doença crônica progerssiva e fatal considerada pela (OMS)  ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE sendo um transtorno físico e mental, O TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA(DROGAS) E ALCOOLISMO(ETILISMO) O MAIS RECOMENDÁVEL E A INTERNAÇÃO em uma clínica especializada na recuperação e reabilitação de dependentes (usuários de drogas e álcool). À psicoterapia, o uso de medicamentos controladados por um corpo clínico especializado nesse tipo de problema , grupos de apoio e o acolhimento para desintoxicação e o primeiro é importante  passo  no recomeço de uma nova vida. Procure um de nossos profissionais para que possa examinar a pessoa e confirmar em que estágio ela está, pois somente um profissional poderá também indicar tratamentos mais adequados para o caso. Mas o com o programa de tratamento especializado à INTERNÇÃO é a opção mais segura, pois não só manterá o paciente longe da influência física das substâncias como dos amigos e companheiros de consumo ambientes e lugares onde a pessoa frequenta. A internação também oferece um tratamento multiprofissional e biopsicossocial, para tratar de todas as feridas deixadas pelo consumo, de modo a usar psicoterapias, o conhecimento e filosofia dos grupos de apoio, assim como uso de medicamentos nos casos necessários com a devida supervisão médica. Sendo assim a internação e o modelo mais completo de atenção, nós colocamos à sua disposição para o que precisar.


DIRETRIZES DO SERVIÇO

Serão prestados serviços aos dependentes químicos homens em estilo comunidade terapêutica, com requisitos para internação. Possuir entre 18 e 60 anos e ser de sexo masculino. Quanto à adesão ao tratamento, o residente deverá possuir grau descomprometimento leve a moderado.
Deverá possuir laudo médico que conclua que o paciente está apto ao tratamento em modelo de comunidade terapêutica, ou seja, declarado por médico capacitado que o paciente apresenta grau de comprometimento leve a moderado.


VALORES

Restabelecer os valores morais, éticos, comportamentais e espirituais, dentro de uma filosofia de tratamento que direciona o dependente químico á sua reabilitação social, familiar e cultural.

PRONTO ATENDIMENTO

Ficará a cargo do conselheiro e/ou monitor, e quando possível pela psicóloga, para que o residente comece a se familiarizar com modelo de atendimento multidisciplinar e que possa confiar em diversos profissionais que estarão sempre disponíveis e perceber que às vezes será um ou outro a ter essa disponibilidade.

VINCULO

É fundamental que todos os profissionais que estejam trabalhando na comunidade criem vínculo com o residente. Pois, segundo o enfoque da Terapia Comportamental, é um dos aspectos mais importantes do processo terapêutico. Um dos objetivos da terapia comportamental é promover mudanças no repertório do cliente. Ou seja, o processo terapêutico pode ser considerado como um processo de ensino-aprendizagem, e sendo assim, é necessário que o residente confie na equipe que irá atendê-lo e qual forma se não dizer a melhor de criar vínculos que não seja a compreensão, empatia e mostrando solícito?
O amadurecimento e resgate de valores enquanto o indivíduo resulta da eficácia do trabalho prestado ao residente, dessa forma, todos irão crescer como indivíduos e profissionais, podendo até mesmo servir de modelos comportamentais e sociais.


ATENDIMENTO INDIVIDUAL

A escuta individual é instrumento para se desenvolver a orientação individual. Nesses momentos, depois de verificada a demanda de atendimento, o acompanhamento terapêutico poderá se fizer necessário. A psicoterapia é fundamentada na Terapia Cognitiva Comportamental e é mais indicada para o tipo de residentes existentes na instituição. O atendimento individual poderá ser exercido por conselheiros que sejam graduados nessa área e/ou consultor de dependência química.
Grupo psicoterápico: O setor de psicologia realiza trabalho em grupo semanalmente com residentes. Esses grupos contam a utilização de temáticas como, prevenção à recaída, treino em habilidades sociais (THS) entre outros. Dessa forma, somam-se experiências e mantém-se o cunho profissional.

Grupos Operativos: Os grupos operativos são executados pelo coordenador de tratamento, bem como pelo serviço de psicologia, pois se compreende grupo operativo aquele exercício de manter coeso o grupo e associar atividades práticas. São realizados semanalmente, são trabalhadas temáticas que se associam a fim de manter uma coerência no programa.

Grupo Terapêutico de Reflexão: É o grupo com residentes que passaram por vivências de recaídas, independentemente do período de tratamento, voltado a um olhar minucioso, uma vez que reúne um espaço de maior cuidado entre indivíduos que passaram por tal vivência. Toma-se com isso um espaço de reflexão, de estudo acerca dessas vivências desfavoráveis que contribuem para a utilização de novas formas de intervir e prevenir a recaída e antecipar outros casos.

Atividades Sócias Terapêuticas: São atividades cotidianas que associam o labor com a recuperação. Em suma, o tratamento constitui-se desde seu início pela sucessiva intervenção em diferentes espaços, onde o residente tem experiências, de diversas formas de fazer, e diversifica assim a rotina de seu tratamento. As atividades voltadas a compreender dimensão social do indivíduo e estas intervenções ocorrem tanto interna quanto externamente, sendo que as atividades externas na instituição são de acordo com a evolução do tratamento de cada residente.

Palestras sobre saúde: Dirigido pela equipe de enfermagem da instituição, discussão sobre IST´s e todas as doenças que são consideradas de risco para pessoas em uso de SPA.

Laborterapia: parte do processo terapêutico da instituição acontece a partir da laborterapia, que contribui tanto para o processo de desintoxicação quanto para a descoberta de aptidões. Definido por setores ocorrem
rodízios a fim de que todos os residentes possam vivenciar todas as atividades. Semanalmente estas atividades são repensadas pela equipe de monitores.

dependencia quimica e alcoolica.jfif
clinica de reabilitaçao em goias.jfif
valor de uma clinica de internação.jfif

CORPO CLÍNICO

✅ PSIQUIATRA 

✅  PSICÓLOGO (A)

✅  ENFERMEIRO(A)

✅ TERAPEUTA HOLÍSTICO (Profissional com especialização em Dependência Química) Terapia em grupo e individual - Assistência familiar.


INCLUSO NO TRATAMENTO 

✅ ACOMODAÇÃO 

🍞🥘🥭🍜 4 Refeições diárias com elaboração do cardápio nutricional.

Tempo de tratamento mínimo é de 3 meses.

CRONOGRAMA UTILIZADO NO TRATAMENTO
Consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista cujo objetivo é a abstinência total do consumo de substâncias psicoativas, capazes de provocar oscilações artificiais dos estados de humor e comportamento do indivíduo.

Primeira Fase - Desintoxicação: 

* 12 Passos de AA/NA. Grupo de ajuda mútua 

* Partilha de sentimentos.

* PPR: Programa de Prevenção à
Recaída.

* TCC: Terapia Cognitiva Comportamental.

* T.R.E: Terapia Racional Emotiva.

* PNL: Programação Neuro Linguística.

* Reuniões terapêuticas motivacionais.

* Palestras com profissionais diplomados e especializados.

* Dinâmicas motivacionais

*ESPIRITUALIDADE: Estudo Bíblicos, oração, louvores, meditação e textos motivacionais.

*Orientação Familiar 

*Psicoterapia 

*Laborterapia: (Terapia do Trabalho)

*Organização 

*Disciplina 

*Responsabilidade 

*Programa de Reinserção Social(Quando o dependente precisa mudar seus hábitos comportamentos e atitudes para o retorno à rotina diária depois da alta do tratamento.

*Reabilitação Psicológica

*Aprendizado de metas e estabilidade financeira 

*Videoterapia(Filmes e vídeos abordando e conscientizando o dependente sobre as causas e danos causados pelo uso abusivo de substâncias 

*Cursos profissionalizantes

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO E INTERNAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS 

TRATAMENTO ESPECIALIZADO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOÓLICA 

Uma pessoa com dependência química ou alcoólica geralmente apresenta os seguintes sintomas:

forte desejo ou compulsão pela substância (fissura ou craving);
dificuldade em controlar o uso em termos de início, término e quantidade;
presença da síndrome de abstinência;
maior tolerância à determinada substância;
continuidade do uso a despeito da consciência dos prejuízos que ele traz; abandono progressivo de comportamentos e hábitos pregressos.
Forte desejo ou compulsão pela substância
A fissura, ou craving, consiste no forte impulso, quase que incontrolável, do dependente químico em consumir uma substância. Esse sintoma é visível em quase todos as pessoas com o transtorno. O usuário, por já ter usado a droga anteriormente, antecipa em sua mente as sensações de prazer e alívio obtidos com os últimos usos; por isso surge o desejo compulsivo pela próxima ocasião de uso.

Dificuldade em controlar o uso

Essa é uma consequência da fissura, pois em função do impulso pelo uso de uma droga, o dependente químico não possui o bom senso para dosar as quantidades a serem usadas.

Síndrome de Abstinência

A Síndrome de Abstinência consiste em crises sintomáticas decorrentes da falta do uso de uma substância, como náuseas, enxaquecas, tremores, delírios e/ou alucinações. A pessoa apresenta um forte incômodo por conta da falta da substância com a qual o seu organismo estava acostumado. As características das crises variam com a droga consumida e podem afetar o organismo do ser humano como um todo.

"A esperança é um sonho do homem acordado"

Aristóteles

bottom of page